Ir para portal

Portas de correr: mais do que busca de espaço, é uma alternativa de elegância

Compartilhe

Praticidade e busca por mais espaço sempre foram as principais características da escolha de portas de correr, mas a elas se junta o bom gosto na decoração de todos os tipos de ambientes

A ideia sempre foi ganhar mais espaço, só que caiu tão bem que virou uma tendência moderna de decoração e praticidade. As portas de correr ganharam todos os ambientes e irou sinônimo de bom gosto, tornando-se quase que obrigatória em ambientes internos em 2023.  

A questão do espaço a mais é óbvia, mas também é um modelo de porta mais compacto, o que moderniza a decoração. Dá para utilizar essa alternativa em diferentes cômodos, como em salas de trabalho em casa (home office), em quartos e nas cozinhas.

Quando a área exigir maior privacidade, como no caso do quarto, indica-se que use um material que não seja transparente. Se mesmo assim quiser optar por uma porta de correr feita de vidro, a orientação é que seja uma versão leitosa, para ter maior privacidade.

Ao investir nessa tendência, é necessário um cuidado especial: as portas de correr exigem um espaço lateral mínimo para que consiga abri-las com facilidade. Portanto, se a área de instalação for muito pequena, não conseguirá utilizar esse modelo.

A porta de correr é feita em diferentes materiais. Cada um com características específicas de resistência, durabilidade, isolamento acústico e térmico, além de estética. Veja as principais opções:

 
- Porta de correr de madeira: a porta de correr de madeira é uma opção elegante e sofisticada, encontrada em diferentes tipos de madeira e acabamentos. É um material resistente e durável, mas que requer cuidados especiais com a manutenção.

- Porta de vidro de correr: ideal para ambientes que precisam de mais luminosidade e sensação de amplitude. A porta de correr de vidro pode ser encontrada em diferentes cores e texturas, adaptando-se a diferentes estilos de decoração.

- Porta de correr de alumínio: este material é uma opção mais leve e resistente a corrosão, sendo ideal para ambientes externos ou sujeitos a umidade. A porta de alumínio é encontrada em diferentes cores e acabamentos.

- Porta de correr de PVC: este material é uma opção mais econômica e resistente a umidade, além de apresentar boa capacidade de isolamento térmico e acústico.

As portas de correr são divididas em duas classes. Conforme a posição dos trilhos de deslizamento, em baixo ou em cima.
 
- Sistema de trilhos superior: É o mais conhecido e utilizado. As portas ficam penduradas aos trilhos fechados por duas roldanas cada uma. Como todo o peso é suportado pelos trilhos, a movimentação das folhas se torna muito fácil.

- Sistema de trilhos inferior: Usada quando as portas são pesadas demais para ficarem suspensas. Consiste em duas roldanas que correm sobre trilhos na parte de baixo das folhas e duas guias no topo para maior controle. Como todo o peso se concentra sobre as duas rodas no solo, necessita de um pouco mais de força para ser aberto e fechado, por exemplo.

Para kit porta de correr, a em “U” invertido é a opção de trilhos mais comum e barato nas lojas de construção. Modelo que esconde o par de roldanas. Além disso, precisam ser fixados em uma viga de madeira para aí serem presos à parede.