Redecorar apartamentos passou a ser uma atividade corriqueira em busca de novas possibilidades e muita gente aderiu ao "urban jungle", tendência de espalhar plantas nas residências.
A pandemia de covid-19 obrigou a população a passar mais tempo em casa, o que a fez mudar hábitos e prestar a atenção em coisas que antes eram negligenciadas ou recebiam pouca atenção.
Redecorar apartamentos passou a ser uma atividade corriqueira em busca de novas possibilidades e muita gente aderiu ao "urban jungle", tendência de acumular (no bom sentido) plantas nas residências.
A presença de plantas em casa só traz benefícios: além de deixar qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante, elas ainda melhoram a qualidade do ar.
Para quem não tem à disposição um quintal com um vasto jardim, cuidar das plantas dentro de apartamento pode ser um desafio, mas com paciência e as dicas corretas é possível cuidar de plantas dentro de apartamento e deixá-las tão bonitas quanto aquelas que ficam expostas à natureza.
Os decoradores definem a tendência urban jungle como um estilo tropical que traz para dentro de casa uma minifloresta. Combina beleza na decoração e também bem-estar ao trazer as plantas para dentro dos apartamentos de grandes cidades.
Ao optar por incluir plantas em sua decoração, lembre-se que elas serão um ponto de destaque na sua prateleira, ou no cantinho da sala, então deixe ela ser a protagonista! Outros materiais que remetem à natureza, como madeira, bambu e palha, também ajudam a compor o ambiente.
Criar plantas em apartamento ou em qualquer residência requer tempo e disposição para cuidar, como os cuidados dispensados a animais. Você terá tempo e dedicação para cuidar das suas plantinhas? Saberá o que quer sem sobrecarregar o ambiente?
Como algumas plantas necessitam de cuidados diferentes das demais, sempre pesquisa a espécie da sua planta, e se ela deve ficar mais próxima à janela, ou não.
Caso as plantas não sejam o seu forte, você pode dar uma pitadinha no seu ambiente com folhas artificiais ou até mesmo quadros que remetam às folhagens.
Todas as plantas precisam, para sobreviver, de água e de um pouco de luz. Mesmo que sejam apenas alguns minutos ao sol. Elas dependem da fotossíntese para se alimentar e se desenvolver.
Nem sempre é positivo regar a planta todos os dias, pois pode deixar a raiz sobrecarregada. Então, para não errar, é preciso se certificar qual a quantidade de luz e água necessárias para que a espécie se desenvolva com saúde.
Uma boa alternativa é apostar em plantas de sombra. Só a abertura de cortinas e janelas já é o suficiente para o desenvolvimento dessas espécies. Alguns exemplos são samambaia, cactos, suculentas, cróton;
palmeira-leque e espada de São Jorge.
O filtro de café pode ser um bom instrumento para regar. Graças aos poros que existem nesse item, a água entra na terra de forma mais devagar, garantindo que a planta receba a quantidade necessária.
Além disso, quando você colocar um filtro de café garante que a terra fique no lugar, evitando buracos que podem expor as raízes.
Acertar no vaso vai ser fundamental para o desenvolvimento delas. Um erro neste quesito e pode afogar ou secar as raízes, matando a planta.
Uma boa alternativa é preencher a parte inferior do vaso que você escolher com pequenos blocos de isopor, daqueles que vieram nas encomendas que você tem pedido nesse período em casa, por exemplo.
Com o isopor, a água escorrerá melhor, equilibrando a hidratação da planta. E, como bônus, você terá um arranjo bem mais leve, equilibrando o peso trazido pela terra.