Chegada do metrô estimulou o aparecimento de uma série de serviços no entorno da avenida Heitor Penteado, qualificando ainda mais a região conhecida por sua gastronomia e entretenimento.
A vida na Vila Madalena e no bairro vizinho Sumaré foi transformada com a inauguração da estação Vila Madalena em 1998, o que trouxe o prolongamento da Linha Verde. O entorno da avenida Heitor Penteado ganhou uma nova perspectiva, a começar pela óbvia valorização dos imóveis.
Antes uma região ameaçada pela decadência com a pouca oferta de serviços, apesar de estar a pouco mais de um quilômetro da avenida Dr. Arnaldo, a menos de três quilômetros da avenida Paulista e muito próxima de Pinheiros, o alto da Vila Madalena demorava para se beneficiar da evolução de outras regiões do bairro.
As padarias do entorno, entre elas a Santa Marta (Av. Heitor Penteado, 1.092) e a Ceará (Av. Heitor Penteado, 1.840), foram totalmente reformuladas e ganharam ares "gourmet", com refeições e serviços de verdadeiras mercearias de qualidade. Tem ainda a Bella Madalena (Av. Heitor Penteado, 379) e a Flor do Sumaré (Av. Heitor Penteado, 1.157) como boas opções de comidas e lanches.
Os mercados das proximidades, como Pão de Açúcar (Av. Heitor Penteado, 250) e o Cayowaa (R. Cayowaa, 1.759), também mudaram para atender a um novo público de profissionais mais qualificados e de moradores que correram ávidos aos lançamentos imobiliários de todos os tipos, mas principalmente os de médio e alto padrão. Um pouco mais à frente, há a opção do Mambo (R. Aurélia, 1.973), um supermercado mais tradicional e tipicamente de bairro.
Para quem quiser andar um pouco mais para conhecer o bairro, caminhando ou de carro, é possível encontrar dois mercados que ficam próximos do Fórum de Pinheiros e são mais ou menos recentes, que são o Dia (R. Purpurina, 170) e o Oxxo (R. Purpurina, 96) este uma rede mexicana que está espalhada pela Grande São Paulo - é um misto de mercado e conveniência com política agressiva de preços mais baixos. Os dois estão no final da Rua Purpurina, bem no coração da Vila.
Quem diria que haveria até uma Padoca Vegan nas imediações? As farmácias próximas são outro diferencial, com bandeiras como Ultrafarma, Drogasil e Droga Raia.
Os restaurantes proliferaram e se beneficiaram da fama estadual do bar Pé pra Fora, na Avenida Pompéia, do outro lado da Avenida Heitor Penteado. Com a famosa feijoada do estabelecimento, a própria Vila Madalena ganhou mais visibilidade.
A cozinha oriental é especialmente interessante nas imediações da estação Vila Madalena, como o árabe Arabaki e o turco Kebab Salonu, este bem perto da Vila Heitor Costelllone, (Av. Heitor Penteado, 474) um restaurante com elogiado churrasco e boa carta de bebidas.
Para se tornar um local-chave para se viver em São Paulo, a Vila Madalena precisou se modernizar e investir na atração de um público com maior poder aquisitivo e acostumado a um novo patamar de excelência de serviços. Os resultados são os melhores possíveis!